História da minha avó

A minha avó nasceu na Gestosa, concelho de Vinhais, que era uma aldeia muito pobre. Com vinte anos de idade, ainda solteira, deslocou-se para Caxias, concelho de Oeiras, para conseguir melhores condições de vida e mais oportunidades de emprego.
Há lembranças do tempo de criança que estão sempre na sua memória: ter ficado sem mãe tão cedo e ter de começar a trabalhar em casa de outras pessoas como empregada, aos dez anos de idade.
Nesse primeiro emprego, explicou-me que lavava a loiça e a roupa, tratava da horta, alimentava os animais e fazia todas as tarefas que lhe pedissem. Como único pagamento, o que recebia em troca eram as refeições do dia, exceto os lanches.
A minha avó adorava a escola. Preferia a escola ao trabalho, porque adorava aprender a ler e a escrever. Tenho a certeza que foi uma vitória pessoal quando fez o quarto ano, já em adulta.
Eu sei que esta é uma história que parece muito triste, mas a vida tornou tudo melhor, porque a minha avó encontrou o meu avô, casaram-se e foram muito felizes.

História da minha avó

Escola Básica São Bruno, Rua Dona Simoa Godinho, Caxias, Portugal

História da minha avó Inês Afonso