museu instantâneo

traga um objeto e venha partilhar uma história

Foi com uma casa cheia que, no dia 16 de junho, um original Museu Instantâneo juntou várias gerações no Palácio Anjos, em Algés.

 

Este evento do projeto Histórias de Vida, integrou-se nas Festas de Oeiras. Celebrou a identidade do Concelho dando voz aos seus habitantes que foram os principais protagonistas desta festa, numa partilha alargada de histórias, muitas vezes contadas a partir de objetos que as representavam. Uma telha do século XIX, areia de África, os votos que antes se levavam já preenchidos de casa, documentos variados e muitas fotografias, deram o mote a diversos círculos de histórias dedicados à memória coletiva e à história local.

 

O programa incluiu ainda uma apresentação do Grupo de Teatro Talaus, com uma peça construída a partir das histórias reais e com as protagonistas também em palco. Contou com o contributo de um grupo de alunos do Agrupamento da Escola de São Bruno, que partilharam histórias descobertas em casa com os mais velhos da família e música, com o Grupo de Cavaquinhos da ACSA-USILA Algés.

 

Destaque ainda neste final de tarde para a presença da Vereadora da Cultura e Ação Social do Município de Oeiras, Marlene Rodrigues e de Carlos Moreira, Presidente da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada Dafundo, que quiseram assim apoiar esta aposta na inclusão social dos mais velhos e na promoção do diálogo entre gerações.

Tem ou conhece quem tenha histórias antigas que aconteceram no concelho de Oeiras? Gostava de as partilhar?

impressões