Coordenar este projeto tem sido uma experiência de trabalho muito intensa, rica e estimulante. Uma experiência de aprender. Aprender sempre.
Nas sessões quinzenais, no papel de entrevistadora e moderadora de um grupo de pessoas que, generosamente, se dispôs a partilhar o seu percurso, as suas memórias, a sua história de vida e que, colectivamente, foi construindo uma dinâmica própria, a partir do diálogo crescente e das cumplicidades tecidas pelo tempo e pelas memórias partilhadas de acontecimentos, de lugares, de vivências tornadas comuns.
Na formação em Histórias de Vida Digitais (Digital Storytelling), com a qual começámos a aprender a aliar as tecnologias digitais a projectos de memória, o que permite diversificar a sua abordagem e forma de registo e amplificar a sua divulgação.
Com a equipa da Biblioteca Municipal de Algés, que estreitou os laços com os participantes do projeto, com a comunidade e a com a história local.
Com a História e as histórias que ampliam sempre a nossa visão do mundo e potenciam o sentimento de pertença a uma comunidade e o exercício activo e crítico da cidadania.
Continuaremos a caminhar juntos, com as novas dinâmicas criadas por esta comunidade, que queremos cada vez maior e com outras dinâmicas que o futuro trará, com o que formos construindo em conjunto.
Ana Santos
Coordenadora da primeira fase do projeto | set 2014 – dez 2016